hollyshit

[
tinha cerca de quinze anos e era mais um verão no qual trabalhava parte do tempo de férias. novamente como babysitter numa grande família lisboeta. gente fina que tratava os filhos por você. alguns iam às africas buscar miúdos para lhes darem um boa oportunidade na vida: a de serem seus criados. eram chamados assim: criados (e eu não sou assim tão antiga).

um dos adultos dessa fina família lançava olhares lascivos a quem tivesse menos de dezoito anos e costumava criar desculpas para situações em que ficasse só e elas. e eu. a primeira vez que aconteceu comigo e dei com os comentários e sugestões dele quanto à minha cara laroca, ao meu corpo, bloqueei, congelei. alguém dessa fina família entrou na divisão onde estávamos e eu não dei hipótese que acontecesse uma segunda vez. fui embora daquela casa sem dizer nada. ainda hoje sinto náuseas quando ouço "quinta da marinha".

depois deste episódio houve mais situações de assédio, fui aprendendo a lidar com isso. nem que para isso me tivesse de despedir de uma empresa onde trabalhava. talvez devesse ter feito queixa. nunca o fiz. talvez porque o nojo que sentia fosse tão grande que só queria que desaparecesse. falar disso na forma de denúncia manter-me-ia colada ao que queria esquecer. e, claro, a questão: alguém acreditaria? ou ainda, por outras situações similares, ouvir o pôs-se-a-jeito. é tudo inibidor de acções mais efectivas. apostei na prevenção e na defesa, ao mínimo sinal aprendi a desviar-me.
do assunto mediático destes dias, não me espanta não haver mais denúncias públicas, infelizmente. que o filho da puta pague na medida certa, bastante portanto. dos que sabiam e que foram coniventes, que paguem em igual medida. aos que denunciaram, o meu agradecimento pela coragem.
 ]


2 comentários:

  1. que paguem, sim, e que fiquem de rastos, sob uma ponte, indemnizando, pelos estragos, tantas vezes físicos como emocionais, destroçando crescimentos de jovens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, isso tudo e mais umas quantas coisas que me ocorrem mas que não direi porque ando em controlo de raiva.

      Eliminar