os miúdos de hoje são uns priviligiados

A foi abandonada pelos pais e vive com a avó.
B é orfã de pai, que se suicidou quando ela era pequena.
C prefere estar na escola. sempre que regressa a casa sabe o que a espera: um pai que bate constantemente à mãe.
D tem os pais divorciados, vive com a mãe e o pai desapareceu sem nunca mais a ter contactado.
E tem um pai que via porno e se masturbava à frente dela.
F tem a mãe em constante internamento e o pai em internamentos ocasionais. a avó é que segura as pontas.
G é anorética, já esteve internada em risco de vida e vive com a constante luta de duas vozes na cabeça. a que lhe diz para não comer ainda fala mais alto.
H viu o pai morrer lentamente de um cancro que o fez deixar de reconhecer o filho nos últimos meses de vida.
I viu o pai a apontar uma arma à mãe. várias vezes.
J foi violado por um "amigo" da família.
K foi abusada sexualmente em criança por um tio. contou a duas pessoas, sob a promessa de nunca ninguém contar a absolutamente nada. nunca mais conseguiu falar do assunto.
L fugia de casa recorrentemente com a mãe e os irmãos, com o pai a alucinar e de armas apontadas à família.
(...)

nenhuma destas histórias foi inventada. nove destas são ainda a realidade em que vivem estas crianças. apenas três são já adultos. não fui ao CM procurar informações, são todos casos que conheço pessoalmente. e já que falo do CM, agradeço-lhes o facto de serem dos poucos jornais que põe cá para fora este tipo de histórias (lamento o choque que alguns intelectuais terão com este meu agradecimento ao pasquim).

2 comentários:

  1. compreendo o teu agradecimento (que inclui um profundo lamento por tudo o que enunciaste) pela exposição destas realidades, mas ambas sabemos que a compaixão não abunda..............aquilo que, de facto abunda, é ainda o voyeurismo, a vontade de fazer novelas com a vida alheia, o mesmo que se trate de uma criança. Por pessoas que não têm uma vida, digna do nome.

    o que significa isto, o quê? provavelmente, que a maioria das pessoas não se satisfaz com as novelas, todas elas, as que seguem, na TV (não passam de guióes passados para filmagem com actores cuja vida seguem sequiosamente: e será, eventualmente, o que fazem com os casos tão, mas tão traumáticos que enunciaste: precisam de Verdade mas não sabem como lidar com a sua, quanto mais com a alheia!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. entendo o que dizes, mas ainda assim considero a denúncia bem importante. cada vez mais. abre um caminho para mostrar realidades que para muitos são desconhecidas, pode criar empatia (mesmo que seja numa percentagem baixa)e, também bem importante, criar medo nas bestas.

      quanto a estas crianças e a forma como se podem reconstruir... bem, esse é um caminho muito delicado, do qual não ousarei dar bitaites, deixando, porém, a certeza que é possível tornamo-nos pessoas que não se resumem às suas vivências, mas para isso é preciso ajuda

      Eliminar