serviço público

para gente que, como eu, ainda vê coisas e tal na TV.


Pára-me de Repente o Pensamento
RTP 2, 7 de Maio

Documentário do realizador Jorge Pelicano, com a participação de Miguel Borges, em que se faz uma visita a Instituições de doentes mentais.
Cafezinho, cigarrinho. Moedinha, outro cafezinho. Utentes vagueiam pelos corredores. Circulam sós. Esperam. Mais uma passa, um cigarro que morre em beata. Terapias que apelam aos sentidos. Rotinas que os puxam para a realidade. É a vida que se repete nos espaços de um hospital psiquiátrico. A lucidez e a loucura vivem juntas.
Do mundo exterior chega um ator que procura o seu personagem para uma peça de teatro, submergindo no mundo interior dos esquizofrénicos. Os utentes são parte do processo de construção do personagem. No meio da névoa o ator depara-se com um poema de Ângelo de Lima, alienado de condição. O personagem de teatro nasce. O cinema documenta.

4 comentários:

  1. olá,
    o filme está completo no tubo aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=HXjAFhwaW0s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá :)

      agradeço o envio do link, mas havendo a opção preguiça, sofá, comando verei em modo retro-vintage, eh eh eh.

      Eliminar
  2. Hum. Vi 20 minutos do Talvez Deserto Talvez Universo e detestei. É sobre o mesmo tema. Senti naquele filme coisas muito estranhas. A azelhice de quem teve a ideia de filmar daquela maneira também contribui, claro. Filmá-los como fantoches, naquela espécie de filme tipo «põe a filmar e vamos ver se acontece alguma coisa». Nada acontece. Só um folclore estranho e imbecil. Sim, porque os hospitais psiquiátricos têm o seu folclore especial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hum, talvez sim, talvez não :P

      não vi esse que mencionas, por isso não tenho como opinar sobre.

      Eliminar